Kintsukuri - Cicatrizes de Ouro

O cair, é doloroso e deixa evidente as cicatrizes, mas também mostra quem você é. Você é um dos que retornaram da guerra e teimou ficar de pé, para continuar lutando.
 Ricardo Born
As peças de cerâmica mais antigas conhecidas por arqueólogos foram encontradas na Checoslováquia, datando de 24,500a.C. Outras importantes peças cerâmicas foram encontradas no Japão, na área ocupada pela cultura Jomon há cerca de oito mil anos, talvez mais. Peças assim também foram encontradas no Brasil na região da Floresta Amazônica com a mesma idade. São objetos simples. A capacidade da argila de ser moldada quando misturada em proporção correta de água, e de endurecer após a queima, permitiu que ela fosse destinada ao armazenamento de grãos ou líquidos, que evoluíram posteriormente para artigos mais elaborados, com bocais e alças, imagens em relevo, ou com pinturas vivas que possivelmente passaram a ser considerados objetos de decoração. Imagens em cerâmica de figuras humanas ou humanoides, representando possivelmente deuses daquele período também são frequentemente encontrados. Parte dos artesãos também chegou a usar a argila na construção de casas rudes.
Kintsukuroi: a arte de consertar cerâmicas quebradas com ouro e laca
Um pote de cerâmica pode ter uma beleza única. Moldado a partir do barro, da argila, ele é moldada pelas mãos de seu criador até que seja submetido a altas temperaturas, quando então sua própria estrutura molecular se altera permanentemente para que se transforme em uma cerâmica. Como cerâmica, o material se torna cristalino, rígido, e está entre os mais duráveis que conhecemos. Dentre as criações humanas mais antigas já registradas em escavações arqueológicas estão os potes de cerâmica que nossos ancestrais moldaram há dezenas de milhares de anos — antes mesmo de construírem suas primeiras cidades.
Kintsukuroi: a arte de consertar cerâmicas quebradas com ouro e laca
Mas se a cerâmica é duradoura, o mesmo não se pode dizer necessariamente do pote. Existem muitas lendas entorna da pratica de se colocar ouro nos remendos, mas a melhor referencia que encontrei foi esta.
Kintsugi (金継ぎ?) (Em Japonês, colagem com ouro) é uma arte de consertar peças de porcelana quebrada com uma resina de laquê e ouro em pó.  Kintsugi provavelmente se originou quando o  shogun Ashikaga Yoshimasa mandou uma tigela chinesa  de chá quebrada para restauração na China no século XV. A tigela voltou com horrorosos grampos de metal, o que desagradou o shogun. Então, ordenou que os artesãos japoneses fizessem um trabalho esteticamente mais agradável.
O resultado foi a criação da técnica do Kintsugi.
Ao invés de diminuir a beleza da peça, um novo senso de sua vitalidade e resiliência elevaram sua apreciação a novas alturas. O pote tornou-se mais belo por ter sido quebrado.
Houve quem ponderasse que a verdadeira vida do pote começou no momento em que caiu e se quebrou.

Um texto bíblico diz. 

Farei cicatrizar o seu ferimento e curarei as suas feridas",
declara o Senhor, "porque a você, Sião, chamam de rejeitada,
aquela por quem ninguém se importa". 
Jeremias 30:17

Muitas vezes eu me senti rejeitado e fui ao chão. Por escolhas erradas, por injustiça, por ignorância e tantas outras, mas aprendia e depositar em Deus as minhas angustias. Mas aprendi muito depois que eu também feri pessoas ao meu lado. Pelos mesmos motivos que cai, também derrubei a outros. Um entendimento que devemos ter é que não somos só os que caímos, somos também a mão que pode derrubar. Pense um momento sobre isso. Analise suas atitudes para com os outros. O Ser humano é vingativo e invejoso e corrupto em suas justiças. É por este motivo que Deus permite que encontremos o chão, para nos despedaçarmos e refletir nos motivos que nos levaram ao chão. Não é Deus quem nos castiga, muito ao contrario, Ele é o Pai que acompanha-nos até o chão e estende a mão de amor para nos restaurar. 

Contudo, Senhor, tu és o nosso Pai.

Nós somos o barro; tu és o oleiro.
Todos nós somos obra das tuas mãos. 

Isaías 64:8


Quem nunca disse a si mesmo. 
" - Puxa! Se eu pude se voltar no tempo com a cabeça que tenho hoje..."
Cara cicatriz que possuo, é uma lição paga com muita dor, cada pecado que me derrubou foi pago pelo sangue de Jesus, cada levantar é uma atitude divina operada em mim. Amigo saiba que em você é de igual forma. Suas cicatrizes são tão valiosas como as dos outros ao seu lado. Que Deus me fortaleça os braços e pernas para sempre levantar, e que seu amor de transforme para não machucar os outros.  


Kintsukuroi: a arte de consertar cerâmicas quebradas com ouro e laca

Seja sempre um lutador e não importa o que aconteça, Deus está do seu lado. Escolha ser aquilo que você é... Você é um filho de Deus.



Share on Google Plus

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário